Lembram-se de vos falar da nova série de Battlestar Galactica? Pois eu sabia. Esta é mesmo a série mais vista dos últimos tempos. Pelo menos é sem dúvida a série mais vista do Sci-Fi channel. Isto a propósito do artigo do Mindjack “Piracy is Good or how Battlestar Gallactica killed the broadcast tv” onde por A + B o autor (e percebe do que diz) mostra como uma rede de P2P contribuiu grandemente para o sucesso da série em nada diminuindo o número de espectadores que a série teve nos paises onde foi exibida.

O autor refere ainda o uso qua a publicidade pode dar a este tipo de “hiperdistribuição” (termo do auto). Quando estou sentado na minha sala a ver na televisão (grande invenção os leitores de DivX de sala) um episódio desta ou de outra série que acabei de tirar da Internet, tenho que apanhar no canto direito da TV com o logotipo da estação que o emitiu (que provavelmente nem por cá há). E se essa estação tivesse negociado o espaço com uma qualquer multinacional? Uma Pizza Hut por exemplo. Lembrar-me-ia de que não era má ideia mandar vir uma pizza em vez de ter que interromper o episódio para ir tratar do jantar ou ajudar a colocar a mesa…

Pois é. A pirataria pode ser boa. E se começar a ser usada neste sentido será que não muda o conceito? Continuarão a perseguir estúpidamente os que de entre nós só esperam ter acesso aquilo que de outra forma não teriamos (sim, se estivessemos a esperar ver nas nossas tv’s a Galactica ou outras séries do genero bem podiamos esperar sentados) ou passariam as estações cá do burgo a pensar melhor e enquadrar na grelha de programação menos novelas e mais séries?

One thought on “A pirataria é boa…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*