Um bom jantar é algo de que todos gostamos. Se pudermos ter um jantar bom e barato, bem, pelo menos que não seja muito caro, ainda gostamos mais. Assim, hoje resolvi mostrar-vos um bom jantar, não muito caro, relativamente fácil de fazer e que em pouco mais de uma hora está pronto.

Lombinhos de porco no forno com espargos verdes “enpankados”.

Lombinhos de Porco no Forno com Espargos Enpankados

Começando por esclarecer: Espargos “enpankados” são espargos verdes no forno envolvidos em Panko, o agora famoso pão ralado japonês. O Panko difere do nosso conhecido pão ralado essencialmente no tamanho e textura sendo que enquanto o “nosso” pão ralado é mais fino e conseguido a partir do pão comum, o Panko tem migalhas maiores, mais secas e mais leves, sendo conseguido a partir de pão sem côdea (pelo menos o Panko claro, mais comum). Então, para conseguir os espargos “enpakados” precisamos de:

  • Espargos verdes frescos
  • Um ovo
  • Uma colher de sopa de mostarda Dijon
  • Uma colher de sopa de maionese
  • Uma colher de chá de pimentão doce fumado
  • Alguns grãos de pimenta da preta moidos
  • Uma caneca de Panko
  • Meia caneca de queijo parmesão ralado
  • Um pouco de sal
  • Azeite

Ingredientes para os Espargos Enpankados

Começamos por lavar e secar os espargos em agua corrente. Depois, retiramos a ponta do fundo do espargo. Para saber onde, basta forçar um pouco e onde ele quebrar é o sitio certo.

Num recipiente de tamanho suficiente para colocar os espargos abrimos o ovo e juntamos a mostarda Dijon, a maionese, um pouco de sal e batemos tudo. Num recipiente de igual tamanho juntamos e misturamos o Panko, o queijo parmesão, a pimenta preta e o pimentão doce fumado.

Preparamos ao mesmo tempo um tabuleiro de ir ao forno cobrindo-o com uma folha de papel vegetal.

Passamos cada um dos espargos no recipiente com o ovo de forma a que fique uniformemente molhado pelo preparado e, à medida que os vamos molhando, passamos de imediato para o recipiente com o Panko onde os vamos enrolar de forma a que fiquem bem envolvidos na mistura seca.

Espargos Enpankados - preparação Espargos Enpankados - preparação

Dispomos os espargos por cima do papel vegetal e reservamos pois só irão ao forno mais tarde.

Os lombinhos de porco no forno.

Bem, neste caso foi só um lombinho e não lombinhos mas, um lombinho chega perfeitamente para duas pessoas. A escolha da peça, lombinho em vez de lombo, deve-se ao facto do lombinho não ficar tão seco quanto o lombo, não exigindo assim recheio ou maior preocupação com o molho (ainda que o molho neste caso seja importante).

Depois de ligar o forno nos 180 graus para ir aquecendo precisamos de:

  • Um lombinho de porco (limpo das maiores gorduras)
  • Três colheres de sopa de mostarda Dijon
  • Duas colheres de sopa de mel
  • Uma colher de sopa de folhas de Alecrim fresco picado
  • Alguns grãos de pimenta da Jamaica moidos e alguns por moer.
  • Duas folhas de louro
  • Um pouco de sal
  • Azeite

Começamos por juntar numa tigela a mostarda Dijon, o mel, a pimenta da Jamaica, o sal e as folhas de Alecrim picadas. Misturamos tudo até ficar um creme quase liquido.

Num tabuleiro de ir ao forno espalhamos um pequeno fio de azeite e por cima colocamos o lombinho de porco inteiro. Despejamos a mistura que preparámos por cima do lombinho uniformemente e depois, com as mãos, massajamos toda a peça para nos certificarmos que toda a carne entrou em contacto com a mistura. Colocamos as duas folhas de louro sobre a carne e, com uma colher, regamos um pouco mais com o caldo que entretanto escorreu para o tabuleiro.

Lombinhos prontos a ir ao forno

Colocamos o tabuleiro a meio do forno já quente lá ficará inicialmente cerca de 35 a 40 minutos. Aos 15, abram o forno, puxem o tabuleiro e voltem a regar a carne com o molho.

Chegados aos 40 minutos de forno, abram-no e passem o tabuleiro para uma posição abaixo. Entretanto, vão buscar o tabuleiro dos espargos “enpankados” e passem por cima destes um fino fio de azeite. Isso irá ajudar a que fiquem mais dourados. Coloquem o tabuleiro dos espargos na posição em que se encontrava o tabuleiro do lombinho e fechem o forno deixando estar lá os dois tabuleiros por mais 15 minutos e depois desliguem.

Retirem o tabuleiro do lombinho do forno e deixem repousar 2 a 3 minutos antes de fatiar. Nessa altura, retirem também o tabuleiro dos espargos e sirvam.

Por cá, a coisa correu bem. Um jantar bom e barato. Bem, pelo menos, não muito caro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*