Inserido no programa IPAMaio 2011, que contempla seminários temáticos e trabalhos em grupo em torno do tema “A Publicidade e as Redes Sociais”, realizou-se ontem à noite, no IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing) o seminário “Os Bloggers e a Comunicação nas Redes Sociais”.

Foram cerca de 3 horas de boa conversa, num formato não muito usual, sem slides nem filmes, mas que se revelou bastante proveitoso uma vez que o conteúdo foi fluindo a partir das questões, preocupações e interesses da audiência.

Como orador tive a oportunidade de expor a minha opinião sobre o papel dos blogs e a importância que os mesmos mantêm, ainda que de há uns tempos para cá, só se ouça falar de Redes Sociais. É bom lembrar a história (que aliás ainda se está a fazer) desta forma de comunicar, e discutir sobre o que com ela se pode fazer e inovar.

Os números que nos dão os recentes estudos da PEW (Generations 2010) e da Nielsen (Content is the Fuel of the Social Web) mostram que, ao contrario do que por ai se diz, os blogs não morreram. Estão cá, de boa saúde, e cada vez mais maturos.

É importante penso eu, que alunos e docentes como estes, das licenciaturas de Gestão de Marketing e Ciências do Consumo, tenham esta noção e que vejam nos blogs toda a potencialidade que eles podem ter para os seus objectos de trabalho e de estudo.

A todos os que lá estiveram e também aos que não estando contribuíram para o evento, o meu muito obrigado.

E então, que vos parece? Os blogs estão para durar?

7 thoughts on “Seminário “Os Bloggers e a Comunicação nas Redes Sociais”

  1. Os blogues não morreram assim como não morreu a Rádio com o aparecimento da Televisão e como não irá morrer a Televisão devido ao cada vez maior número de pessoas que vêem programas/conteúdos através de sistemas de video on-demand.
    O que vai acontecer a meu ver é que os blogues como acontece com outros meios serão meio complementares ou melhor serão utilizados de modo a potenciar resultados numa estratégia de comunicação global.
    Está mudança ira fortalecer e incrementar o aparecimento de cada vez mais blogues, ou seja iremos ver uma situação similar com o que aconteceu com as rádios, onde as rádios on-line que vieram revitalizar e rejuvenescer o conceito de rádio tradicional através da personalização de conteúdos e da facilidade em aceder a conteúdos a qualquer hora por exemplo em Podcasts ou em programas on-demand.
    Assim sendo os blogues não morreram e não vão morrer e nem sequer estão a definhar aos poucos….

  2. Acredito que ainda não é desta que os blogs atingiram o seu estado terminal. No entanto, as redes sociais colocam um desafio à sobrevivência deste tipo de projectos.

    O formato microblog do Twitter, aliado ao Facebook, originam uma diminuição de conteúdos nos blogs. É evidente que esta realidade não é comum a todos os bloggers, mas a tendência é notória.

    Pessoalmente, continuo a criar conteúdo com regularidade no meu blog, mas tenho consciência de que represento a minoria que abomina o Facebook.

    Como tudo na vida, os blogs atingirão o seu limite de vida, mas penso que estamos muito longe de tal acontecimento.

  3. Pelo que tive oportunidade de ouvir ontem no IPAM, creio que os blogs vão existir sempre, até porque na generalidade representam o ponto de encontro para adquirir conhecimento, saber dicas, ler opiniões e partilhar experiências de uma forma mais detalhada e/ou até segmentada.
    Este seminário subordinado ao tema «Os Bloggers e a Comunicação nas Redes Sociais» teve em Pedro Rebelo a pedra basilar do despertar da curiosidade em muito de nós pois ficámos mais conscientes de que os blogs são uma poderosa arma de relacionamento e de promoção de uma marca ou instituição.
    No fundo, tudo passa pela partilha de experiências e saberes…

  4. Ontem também tive o prazer de estar presente neste seminário, muito interessante.
    Fiquei muito elucidada e hoje posso dizer que os blogs não vão desaparecer e
    ainda bem. É destes que muitas vezes tiramos informação de uma forma rápida e “digerida”, sem falar que permitem também a troca de experiências. Têm para mim um papel muito enriquecedor.

  5. Nuno, concordo quando referes que os blogs devem ser utilizados de modo a potenciar resultados numa estratégia de comunicação global. Infelizmente, e nem vale a pena referir porquê, muitas das agências que trabalham no campo do digital, já nem falam neles (cá, por terras lusas. Outras bandas há onde voltaram a falar após breve interregno).

    Hugo, tu és um “dos resistentes”… Independentemente da opinião que possamos ter do FB, sei que tal como eu reconheces a importância que o dito tem nos dias de hoje mas, também tal como eu, sabes que o nosso espaço é sempre o nosso espaço…

  6. Inácio e Marta, sejam então muito bem vindos aqui ao browserd.com.

    Antes de mais o meu muito obrigado, não só pelas palavras que aqui deixam mas também pela forma como me receberam ontem. Tal como tive oportunidade de referir, espero que tenha sido útil e que, a partir do que falámos e das várias “dicas” deixadas no ar, possam advir novos projectos e quem sabe, com um ou outro blog a ajudar…

    Vão passando por cá, mantendo o contacto. De quando em vez, entre meio de palavras soltas e alguma insensatez, lá aparece algo de interessante. E quando precisarem, terei todo o prazer em ajudar no que me seja possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*