O Rui dos Leitões

Num registo não muito usual de simpatia e bom gosto quando se entra em casas desta especialidade, o Rui dos Leitões surpreendeu logo de imediato.

A conselho do @loboastuto (o Twitter uma vez mais, a contribuir para os conhecimentos gastronómicos deste que vos escreve), lá procurámos o restaurante Rui dos Leitões numa terriola de seu nome Fornos junto a Coimbra. Este destacava-se dos muitos que por ali existiam por um aspecto exterior mais moderno, diria quase de design.

Entramos e recebidos à porta pelo (que nos pareceu) chefe de sala, foi-nos dada a escolher a sala (que variavam só pelo tamanho) sendo-nos sugerido o andar de cima por apresentar uma sala mais sossegada. Foi por esse que optámos.

Uma vez mais, recebidos à entrada, foi-nos aconselhada mesa e de imediato sugerida a especialidade da casa: Leitão. Para todos e ao peso.

Rui dos Leitões

Não haverá muito a dizer. É leitão e como se sabe, ou se gosta ou nem por isso. Nós gostamos. Este foi servido em dose generosa, quente qb e acompanhado por salada de alface onde o vinagre se fez notar (como deve ser no leitão para cortar qualquer gordura a mais), e ainda por uma travessa de batatas frias que, ao contrário do habitual (não tradicional pois há dúvidas sobre se a tradição obriga a batata cozida), era cortada aos palitos.

O serviço foi de uma rapidez incrível e de uma simpatia maior ainda.

Uma refeição de tal calibre não podia deixar passar a sobremesa que, entre um doce de natas (falha-me a memória para o nome) e um bolo de bolacha acabado de fazer, não deixaram a obra da doceira mal vista.

No final, nem o garoto falhou.

Restaurante O Rui dos Leitões
Tipo de cozinha: Leitão
Horário: Das 9:00 às 24:00
Preço médio: 20€
Morada: Rua da Barraca, 9 – Fornos, 3020-923 TORRE DE VILELA
Telefone: +351 239 913 377
Pagamento: Numerário / Cartões

Partilhe:Facebook11Google+0Twitter0LinkedIn0Pinterest0Email

Sobre o Pedro Rebelo

A escrever na Web, sobre a Web, a Vida, o Universo e tudo o mais desde... Bem, desde há muito, muito tempo. Da família ao Social Media, das simples curiosidades aos temas da Web Strategy, de tudo um pouco...

, ,

8 Responses to O Rui dos Leitões

  1. Miguel November 9, 2009 at 10:35 #

    Nunca comi no Rui dos Leitões mas já levei de lá algumas vezes leitão para casa. Já estive inclusive à espera que o leitão acabasse de assar para levar. Sempre muito bom.

    Excepto da última vez… o leitão parecia aquecido, super salgado quase que não era comestível.

    Até não sei quando, perderam um cliente.

  2. Pedro Rebelo November 9, 2009 at 11:58 #

    Boas Miguel.
    Pois que lá está. Cada um com as suas experiências. Tiveste azar certamente mas se calhar vale a pena voltar só para tirar as duvidas não?

  3. Dextro November 9, 2009 at 13:42 #

    Faltou um pormenor: o leitão era á moda da Bairrada ou de Negrais? Eu pessoalmente gosto mais do de Negrais e já agora recomendo lá O Caneira para comer leitão mas convém ir cedo para apanhar a primeira fornada.

  4. ana albuquerque November 9, 2009 at 15:21 #

    E o Portugal dos Pequeninos ? Foi fixe ? Sempre foram ?? Reacção da miuda ???

  5. Pedro Rebelo November 9, 2009 at 15:40 #

    Olá Ana. Sim, sempre fomos ao Portugal dos Pequenitos mas a Patricia não ligou muito. Aliás, o que disse à professora logo pela manhã foi que não tinha gostado ou melhor, que a unica coisa que lá gostou foi do filme que esteve a ver sobre a chegada dos Portugueses ao Brasil… O tempo chuvoso também não ajudou certamente mas, tal como diz a Susana, aquilo não é mesmo a onda da Patricia. Mas gostou do fim de semana e isso já é bem bom…

  6. a mãe da Tita November 9, 2009 at 20:29 #

    “Oh mãe porque me mandas entrar nas casinhas se lá dentro não está nada”!!!
    ” Sabes,o mais giro do fim de semana foi o hotel e o pequeno almoço, do relaaaax”.
    Ando a cria-la para isto???

  7. Pedro Rebelo November 12, 2009 at 12:03 #

    @ a mãe da Tita: Sim, e até te digo mais. Estás a cria-la muito bem. Mas tenho a certeza que se dentro de cada casinha estivesse um computador portátil um fim-de-semana não chegava para o Portugal dos Pequenitos. Nem nada que se pareça…

  8. anasilva March 24, 2010 at 16:33 #

    Ora deixem-se lá de coisas, se quiserem comer um bom leitão quentinho e estaladiço e não (cozido) vão ao Palácio dos Leitões em Negrais City.

    BOM APETITE E DEPOIS DIGAM ALGUMA COISA!
    FLopes

Leave a Reply

*