A Cadeia Quinhentista pode não parecer o mais indicado nome para um restaurante mas, se o restaurante funcionar nas instalações de uma cadeia do século XVI a coisa já não soa assim tão estranha certo?

Sentemos-nos então na esplanada d’A Cadeia Quinhentista.

Somos recebidos pelo Sr. João Simões, o proprietário da casa e com a simpatia que se espera nas terras douradas do Alentejo é-nos sugerida a mesa. Trazem-nos um cesto de pão com várias qualidades que nos são de imediato identificadas caso dúvida houvesse (alentejano, centeio, tostas…). Fazemos a nossa escolha e o pão é retirado. Ainda que pareça inconveniente faz todo o sentido pois o pão iria ocupar na mesa espaço nobre sendo que não voltaria a ser chamado após as típicas azeitonas (não estivéssemos nós no Alentejo) e a manteiga. A agua (que a hora pedia já algo que realmente matasse a sede) refrescava já no frapê ao lado da mesa.

Enquanto verificávamos a carta, em formato original e a condizer com todo o ambiente, fomos brindados com um pequeno amuse bouche de degustação composto por duas doses de queijo com molho de maracujá e carapaus em molho à espanhola… Apresentação irrepreensível e sabor a condizer.

Eis que chega também a bebida com mais espírito uma vez  que a agua é boa mas o cante é diferente se regado com algo mais. O calor afastava o tinto e a ideia de algo bem fresco punha também de parte alguns brancos. Sangria. Uma sangria de espumante da Ervideira, bruto. Adocicada com Licor Beirão, alcoolizada com Macieira e encorpada com maracujás, pêssegos, morangos, uvas, abacaxi e maçãs. Um toque vincado de canela e alguma Sprite.

Raia de Peniche com vegetaisVem de entrada um queijo de ovelha gratinado com oregãos. Não é comum o servir de um queijo por inteiro como entrada e ainda bem pois a novidade deu um toque especial ao que seria um sabor a não esquecer. De confecção aparentemente simples, sem mais nada dá encanto ao prato. O facto de ser de ovelha garante que o sabor se mantém mesmo após a ida ao lume.

O prato de peixe é, por sugestão do proprietário, Raia do Atlântico Corada em Azeite com Coentros Frescos, batata primor, cogumelos “Portobello”e espargos verdes salteados em azeite de Estremoz.

É preciso dizer mais? Estava deliciosa e vindo de quem até não é grande apreciador do dito peixe…

Veio o prato de carne e este não foi escolha inocente pois ficou registado à primeira passagem pela porta d’ A Cadeia: Pataniscas de Enchidos de Porco Preto. Há como resistir a tal nome?

SPataniscas de enchidos de Porco Preto IIim, leram bem. Pataniscas. Aquelas, com muita cebola, salsa, feitas à base de farinha, ovos e leite. A diferença destas para aquelas que a avó fazia é que em vez de #bacalhau (desculpem o cardinal mas é do hábito) estas levam linguiça, paio tradicional e paia, tudo grosseiramente cortado e acompanhadas com legumes temperados a azeite de laranja. Resultado? A fotografia não faz jus ao encanto do palato. Outra maravilha o que ali estava no prato.

O ritmo do Alentejo é para ser apreciado e tal como dizia Miro, o empregado que com toda a simpatia e educação acompanhava de perto a nossa mesa, sem pressas. E nós não tínhamos pressa… A conversa agradável sobre a história do edifício abriu vontades à sobremesa que viria a seguir.

20090807_145432_DMC-TZ6_00940A escolha era difícil. Ovos, açúcar e requeijão para o Manjar Celeste ou o tradicional doce de Estremoz conhecido como Pudim d’Água à base de ovos, açúcar e, água. Uma vez mais, a pronta sugestão da casa e a partida para o Duo de Doces com Frutos Silvestres que mais não era que, o Manjar Celeste, o Pudim d’Água, uma bola de sorbet de limão e molho de frutos silvestres onde os ditos marcavam forte presença.

Que mais pedir? Tempo para visitar A Cadeia Quinhentista mais vezes.

O já habitual café vem delicadamente servido com a companhia de um pequeno chocolate e, para quem já se questiona, o “garoto clarinho” vinha efectivamente claro e quente. Para finalizar, tivemos o prazer de provar como oferta da casa um magnifico Licor de Bolota, com um delicado cheiro a caramelo, que enchia a boca quase sem se sentir deixando um agradável paladar a castanho. Inexplicável. Muito bom.

De comidas estamos conversados mas A Cadeia Quinhentista tem ainda um pouco mais para nos mostrar. Miro perguntou se estaríamos interessados em conhecer o resto do edifício ao que de imediato anuímos. Tal como referi atrás, trata-se de uma cadeia do século XVI e que funcionou como tal até à década de 60 do século passado como tal, teria certamente algo que ver. Nem nós sabíamos o quê.

Contrastando com o andar térreo onde todas as cadeiras e mesas são artesanalmente feitas em madeira e ferro num estilo que nos lembra a robustez do desígnio original do edifício, no primeiro andar encontramos um bar, com decoração moderna e mobiliário de design conjugado com a pedra tosca da parede e mantendo visíveis detalhes curiosos como a abertura no chão por onde se alimentariam os presos mais perigosos do andar de baixo (neste primeiro andar viviam os guardas da cadeia e seriam presas as mulheres – e por favor, vamos conter as eventuais relações). Esta sala tem ainda uma lareira que de Inverno fará certamente as delicias de quem ocupa a mesa junto à mesma (que segundo o Miro está constantemente ocupada, a estrela da noite).

É-nos ainda proporcionada uma visita ao terraço. Por escada estreita de degrau alto (ou não fosse uma construção quinhentista) chegamos ao terraço que, ainda em obras promete ser um ponto de referência em Estremoz. Todo madeirado e com uma banqueta a toda a volta, este terraço tem uma vista privilegiada sobre toda a cidade e já o imaginamos nas noites de Verão

Finalizamos a visita pelo piso de baixo (comemos na esplanada) onde as grossas paredes e as grades nas janelas não deixam esquecer o nome da casa. Bem providas de espaço, entre mesas individuais e mesas mais dadas à partilha de um momento com um pequeno grupo de amigos, as salas convidam a estar desde a apresentação à simpatia de quem nos conduz.

Resumindo, A Cadeia Quinhentista foi um acaso de sorte. Ter o condão de levar o Cliente a passar à porta e dizer “é aqui” não é para todos mas A Cadeia Quinhentista consegue tal feito. Mais, consegue-o à entrada e consagra-o à saída.

Restaurante A Cadeia Quinhentista
Tipo de cozinha: Alentejana / Toque de autor
Horário: Das 12:30 às 15:00 h e das 19:30 às 22:00
Preço médio: 35€
Morada: Rua Rainha Santa Isabel Castelo – 7100-509 ESTREMOZ
Telefone: +351 268 323 400
URL: http://www.cadeiaquinhentista.com/
Pagamento: Numerário / Cartões

Nota: Fica o meu muito obrigado ao Sr. João Simões que prontamente respondeu por e-mail à minha necessidade de esclarecer alguns pontos que me tinham escapado.

2 thoughts on “Restaurante A Cadeia Quinhentista

  1. Hmm, andas a fazer um roteiro gastronómico?! ;o)

    Boas sugestões! Cuidado é com o peso! he he he

    A última vez que me pus nessas aventuras não correu bem :oD

    Hugz,
    Luís

  2. Pingback: lusiwofavol

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*