Que o Nokia E71 é um telemóvel da série profissional da Nokia já sabemos. Não é propriamente a melhor das máquinas para exercícios multimédia mas, também não tenciona ser. Para isso a Nokia conta já com a famosa série N. No entanto nada impede que quem quer usar um dos melhores senão o melhor telemóvel do mercado para fins profissionais o use também para ver fotografias, ouvir música ou até mesmo ver filmes.

Foi com a ideia de ver filmes (mais precisamente de ver pequenos episódios de séries televisivas que não tenho tempo de ver em casa) que ontem após a actualização do firmware do Nokia E71 resolvi experimentar o vídeo neste telefone.

Já tinha reproduzido os pequenos ficheiros demonstrativos que o E71 traz de origem mas esses provavelmente estariam optimizados para a plataforma e eu desejava fazer um teste de forma mais isenta.

De origem o Nokia E71 não reproduz ficheiros DivX e esses são o que mais há por ai como tal podia desde logo ser um problema mas nem por isso. Existe já um player de DivX para a plataforma Symbian S60 3rd Edition que é como quem diz, funciona perfeitamente no Nokia E71. Ainda por cima, é gratuito.

Depois de instalado (instalação normal tal como qualquer outra aplicação Symbian) contamos com mais um ícone na pasta de Instalações (que podemos e devemos mudar depois para a pasta Média). A partir dai foi tão simples como transferir do meu disco rígido um ficheiro DivX para uma pasta no cartão de memória do telemóvel e aceder a esse ficheiro através da aplicação DivX Player que logo ao abrir faz um scan ao telemóvel mostrando numa lista todos os ficheiros DivX que por lá existam. Simples e eficaz.

O ficheiro que usei como teste (cerca de 170 megas) e tem 624px x 352px, um bit rate de 128kbps e 23 fps. Sem qualquer tipo de conversão para o telemóvel corre de forma aceitável ainda que por vezes apresente algum desfasamento entre o som e a imagem.

Ainda não estava satisfeito. Após alguma pesquisa na Internet chego à conclusão que mesmo com o leitor de DivX instalado, para que o DivX seja lido na perfeição deveria passar por uma conversão de forma a garantir especificações mais adequadas a um sistema móvel. Ora, conversão por conversão resolvi experimentar o leitor que vem de origem com o Nokia E71 que mais não é que o já famoso Real Player.

Através do Gestor de Ficheiros do Nokia PC Suite, acedi ao disco rígido e arrastei o mesmo ficheiro DivX para uma outra pasta do cartão de memória do E71. Ao arrastar o ficheiro via Nokia PC Suite este informa-me que o telemóvel não reconhece o tipo de ficheiro mas que, caso deseje, pode ser feita a conversão do ficheiro para um formato que o telemóvel reconheça (mp4). Aceito e assim se faz. Demora o seu tempo (talvez uns 7 ou 8 minutos mas o meu computador também não estava a ajudar) mas assim que a conversão é feita, o novo ficheiro está já no telemóvel pronto a ser reproduzido e posso garantir, com uma qualidade excepcional. Valeu-me umas boas gargalhadas (e eventualmente algumas piadinhas parvas) assistir a um episódio de 30 Rock na viagem de Metro de casa para o trabalho ontem de manhã (com os headphones colocados obviamente).

Ainda que esteja interessado em fazer mais algumas experiências com a conversão de ficheiros DivX, acho que por enquanto, o Real Player e os ficheiros convertidos para mp4 vão servir perfeitamente.

9 thoughts on “O video no Nokia E71. Sim, pode ser DivX.

  1. Experimenta usar antes o mediacoder para fazer a conversão (até podes usar H264 se quiseres tentar acertar com as opções).

    Basta usar o plugin que aquilo tem para telemoveis ou o plugin para o iPod se quiseres h264 e tens bons resultados. Menos espaço ocupado (no meu costumo ter episódios de 25min a ocupar 80/100mb) e qualidade porreira ;)

  2. Dextro, O ficheiro convertido para mp4 não ficou muito maior que isso mas de qualquer forma obrigado pela dica. Este não é ainda um tema fechado como tal todas as ideias ajudam.

  3. Também fiquei surpreso com a qualidade de video do E71.
    Converti a primeira temporada de StarTrek para mp4 e assisti nele. Que beleza!

  4. Nando estou precisamente a pensar em seguir Star Trek no E71… Mas convenhamos, um episódio deixa a bateria a durar um dia e não mais do que isso…

  5. Amigos eu seis que vocês estão falando do E71, mas para lembrar vocês que tenho o E61-i e vejo vários seriados inclusive estou vendo recentemente desenhos como caverna do dragão nostalgia da infancia ehheheh

  6. eu nao estou conseguir ver filmes..sempre que faco conversao no pc suite ele converte me para musica so e nao me da video…fala que nao tem codec

  7. Muito bom o post!

    Mas eu ainda tenho uma dúvida: estou com seriados no meu pc no formato avi e as legendas estao em str. No meu pc vejo tranquilamente o video com a legenda, mas nao consigo fazer o mesmo no celular. Já procurei conversores que juntariam legenda no video mas nenhum deu certo. Sugere alguma coisa para eu tentar?

    Valeu

  8. Usa o mediacoder, o melhor conversor e tem a opção de integrar legendas no video.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*