Alguém já reparou de certeza que a imagem no cabeçalho aqui do browserd.com mudou certo? É temporário. A imagem anterior já não fazia muito sentido (mais tarde explico porquê) e resolvi aproveitar o espaço para ilustrar uma dúvida que me tomou de assalto nos últimos tempos. Passo a explicar.

O meu fiel telemóvel, um Nokia N70 Music Edition, com cerca de 2 anos, não tem sido tão fiel quanto devia ultimamente o que me levou a estar atento ao mercado de telemóveis. A juntar a isso, tem-se acentuado a necessidade de ter algo que me ajude na gestão do tempo. Já tentei de tudo: Filofax, Moleskine, agendas de bolso, papeis soltos, enfim, de tudo. Até agora, nada funcionou.

Exemplos práticos

Datas por exemplo, exceptuando aquelas mais marcantes (Patrícia, Susana e mãe), são raras as que me lembro. Listas são outro dos exemplos. A começar nos livros do Spirou e do Asterix, passando pelos DVD’s e terminando nas Mini-Mascotes da Patrícia, dava-me realmente muito jeito ter sempre comigo uma série de listas facilmente consultáveis e actualizáveis.

Se até há alguns anos atrás eu tinha grandes duvidas sobre ter o Windows num telemóvel, hoje não tenho. Quando apareceram no mercado os primeiros Qtek S100 eu tinha um Nokia 6310i e questionava-me como podiam as pessoas suportar 2 dias de autonomia quando um aparelho como o meu Nokia me dava entre 10 a 15. As coisas mudaram e desde que tenho o N70 há já muito que me habituei com 3, 2 ou até mesmo 1 dia de bateria…

O ecrã sensível ao toque é também um atractivo destes aparelhos com sistema operativo Windows uma vez que torna a navegação muito mais fácil e a navegação, seja ela nos documentos a que acedemos seja nas páginas de Internet que abrimos, é um factor hoje muito mais importante do que há uns anos atrás em que quase nos limitávamos a navegar nos menus do telemóvel e pouco mais.

O factor touch elimina da minha escolha um dos principais concorrentes a telemóvel do ano, o Nokia E71. Ainda que com muito bom aspecto e bom nível de construção e acabamento, acho que já cheguei a conclusão que um interface touch sensitive é condição sine qua non.

Tendo em conta o mercado actual, não encontro alternativa para além dos dois mais recentes modelos da HTC: O HTC Diamond Touch e o HTC Touch Pro.

Então e o iPhone?

O iPhone (antes que alguém pergunte) está fora da corrida desde o primeiro minuto. Câmara de 2.0, sem MMS, sem vídeo e sem copy/paste, está tudo dito. Seria parvoíce da minha parte ir para uma máquina que, em termos de funcionalidades a que dou utilização, é inferior à que tenho de momento.

E então os HTC’s?

Voltando aos HTC, os modelos em questão são as mais recentes criações deste fabricante. O HTC Diamond Touch é talvez o mais fino smartphone do mercado. É também um dos mais leves senão o mais leve (110 g). É um equipamento Tri-Band,com BlueTooth e Wi-fi. Tem duas câmaras sendo a principal de 3.2 megapixeis com auto-focus. Como seria de esperar num equipamento destes, é também um terminal GPS. Tem 4 Gigas de memória interna.

Já o HTC Touch Pro, que só esta semana sai no mercado nacional, tem tudo o que está acima com as seguintes diferenças: Não é Tri-Band mas sim Quad-Band o que significa que opera também na rede 850 MHz que é a rede norte-americana. Junto à câmara principal tem um flash. Parafraseando o outro, parecendo que não, facilita. Em vez de ter 4 Gigas de memória interna tem 512 Megas mas, ao contrário do Diamond, aceita cartões de memória MicroSD. Para além disto, a grande diferença entre o HTC Touch Pro e o HTC Diamond é a existência de um teclado Querty deslizante no primeiro.

As razões da indecisão

Apesar de saber que vou dar muito uso ao meu novo telemóvel através da escrita (sejam e-mails, sms, ou outros textos) confesso que o teclado não é a minha principal preocupação. É capaz de dar algum jeito mas acho que passo bem sem ele. A questão da memória, ainda que possa parecer de grande desvantagem para o HTC Diamond, não me parece preocupante. No meu actual Nokia N70 tenho um cartão de 1 Giga que nunca foi além dos 500 Megas de ocupação. Pelas minhas leituras do assunto, os 4 Gigas serão mais que suficientes para o software base, os mapas de GPS e tudo o mais que eu lá possa querer colocar.

Já a bateria é algo que me preocupa bastante. Enquanto o HTC Touch Pro vem equipado com uma bateria de 1340 mAh (acho que a de maior capacidade no mercado) o HTC Diamond vem de origem com uma bateria de 900 mAh. Garantindo a espessura e o peso mínimo no equipamento, esta bateria dificilmente dará para mais do que 24 horas e isto sem uma utilização muito activa… Já estão no mercado baterias de 1340 mAh para o HTC Diamond por aproximadamente 60 euros mas…

E pronto. Aqui está o grande dilema. HTC Diamond ou HTC Touch Pro?

Ah, pois, esquecia-me de dizer que, a diferença de preço entre um e outro anda à volta dos 300 euros… Um detalhe de menor importância…

64 thoughts on “HTC Touch Diamond vs HTC Touch Pro

  1. ola
    ja estive a ver o iPhone e os 2 htc e atá me diserem que mais vale poupar uns € e ter o n95!
    mas a ines tem razao, o pro é o melhor…

  2. Meus caros.
    Depois de tudo o que acabei de ler, só me cabe dizer o seguinte:
    Eu possuo neste momento os três equipamentos, e pelo rendimento que tenho com o HTC Touch Pro, a diferença no preço ( em relação ao Diamond) é praticamente imperceptível.
    Quanto ao Iphone, para uma aplicação business, apresenta mais desvantagens do que vantagens. Em relação à inexistente conectividade bluetooth com outros perífericos então,nem quero falar.
    A escolha torna-se simples: HTC Touch Pro!

  3. Amigos,
    Ganhei um HTC Touch Pró de presente e ainda estou apanhando um pouco com ele.
    Alguém sabe se é possível colocar musicas MP3 como toque. Se for possível, como faço isso? é possível individualizar um toque musical para um determinado contato?

  4. Só te deixo uma sugestão já deixada por alguns…vai mexer…experimentar…
    a funcionalidade multi touch da apple é um must, e eu já ñ a dispenso…desde um mac book, a imac, a ipods…, a iphone… simplesmente ñ tem comparaçao…

    Ao inicio sim, é completamente diferente de tudo a que estás habituado, mas para quê gastar tempo e dinheiro com tecnologias que já ñ têm praticamente para onde evoluir?

    Qto aos factores que referes que te fazem automaticamente excluir o iphone digo-te o seguinte:
    camera: acredita que a qualidade destes 2.0 são superiores a muitos 3.2 que já por aí vi…
    mms e video: usas assim tanto?
    copy past: a resposta tactil do iphone torna mais rapida a escrita, sendo desprezável o copy past…

    não estou aqui para te convercer que os produtos apple é que são bons…mas são… :)

    eu já estive desse lado, e foi o experimentar que me fez mudar…é uma cultura completamente diferente

  5. O Diamond já cá canta!
    Se é verdade que a bateria dura pouco, tambémé verdade que o tenho há três semanas e ainda não fiquei nem uma única vêz sem bateria, na verdade ter por hábito sincronizar com o PC garante que raramente a bateria se descarrega por completo.
    Estou mais do que satisfeito com o Diamond, possuo Windows Mobile há mais de 10 anos (Ipaq 3630, Fujitsu Loox, Qtek S100, Qtek S200, Qtek 8010, MPX 200, MPX 220, TytnII, Diamond) e já há muito que não sentia uma mudanca tão grande a nível de equipamento. Recomendo!

  6. Bom ano para todos!
    Estive a ler os post´s e achei todos interessantes,agora preciso de uma opinião de todos…entre o Diamond e o Touch 3G qual escolhiam? Tenho uns trocos para gastar e estou farto do IPHONE! É giro,divertido mas… falta-lhe qualquer coisa!
    Já tive um P3300,na altura não gostei,mas agora quero gostar! E estéticamente o Diamond é um diamante! Quanto ao teclado,pois, mas e quê? Falta de bateria…que importa? Mais vale um dia e carregar á noite que uma semana e acabar logo de manhã seguinte e não termos um carregador de isqueiro no carro e estarmos “out off office”
    Saudações a todos

  7. Ricardo, como já deves ter percebido eu sou um utilizador incondicional de Windows Mobile. Se a tua indecisão está focada nesses dois equipamentos, força no Diamond. A bateria não é importante, eu uso o Diamond intensamente e ligo o WIFI diversas vezes durante o dia, mesmo assim consigo 2 dias de bateria. Como equipamento é fabuloso, pequeno, leve, rápido… agora com o google sync nem o outlook preciso de usar…

  8. Luis,obrigado pela resposta breve.
    Estou inclinado para o Diamond,mas hoje um amigo comprou novo touch cruise e está fantástico,preço igual ao Diamond,mesmo interface e melhor bateria,1100 mha creio.Vem com carregador de isqueiro e suporte para o carro.
    No site a foto não o favoreçe mas na mão é interessante.
    Vou esperar mais uns dias e ver o que ele diz do equipamento.
    Já agora pergunto-te,tenho 2 contas de mail que o dominio é Yahoo e disseram-me que não se conseguem confirar no htc,sabes alguma coisa acerca disto?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*