Desde a semana passada que muito se lê sobre o Star Tracker… Não só sobre o evento do Campo Pequeno mas sim sobre a rede em si… Desde há mais de um mês que muito se escreve sobre a novela Barclays Bank.

O convite e o porquê do sim.

Eu fui convidado para essa mesma rede e entrei de imediato. Ainda sem saber nada sobre o tal evento que iria decorrer no Campo Pequeno, a ideia de mais uma rede social na Internet e desta feita com base em Portugal agradava-me. Confesso que a ideia de “talentos” estava aqui um pouco atravessada mas enfim…

Entretanto chegou o tal evento e também lá fui. Apesar de um certo desapontamento (que referi no artigo Breve nota sobre o Star Tracking) nem por isso desisti da ideia. Social networking é social networking e valerá por isso. O facto do evento ter como patrocinador destacado (na minha opinião baseada no que pude observar mas corrijam-me se estiver errado) o Barclays Bank, será sinal de que a instituição em causa aposta em novos valores e isso é bom…

E porque não aproveitar a ferramenta?

Ora, mas tendo em conta a novela Barclays que tanto já me levou a escrever por aqui, seria parvoíce da minha parte não aproveitar a rede de “talentos” para pedir uma ajuda no tema Barclays Bank. Note-se que foi para pedir uma ajuda e não para me queixar ou pura e simplesmente falar mal. Foi um genuíno pedido de ajuda. Pedi ideias e opiniões sobre o que fazer. Entre os mais de 15.000 mil “talentos” da rede, alguém certamente me poderia dar uma ideia…

Enquanto durante dois ou três dias o meu post no fórum do Star Tracker não recolheu qualquer resposta e se foi perdendo entre os tópicos como “Qual é o alimento mais popular na mesa das famílias Portuguesas?“, “Horseball World Cup 2008 em Ponte de Lima” ou “Quero emagrecer, acompanhas-me? Dás-me DICAS?“, a coisa correu bem, ninguém se incomodou.

Temos vacas sagradas por cá também?

O pior foi quando o post com o titulo “Uma ajuda legal, financeira e… Sobre o Barclays” recebeu cerca de 10 comentários em algumas horas, aparecendo constantemente na primeira página do fórum…

É nessa altura que recebo uma mensagem privada de alguém com importantes responsabilidades na rede Star Traker e que me diz que o desilude ver a forma como escolhi utilizar o fórum do Star Tracker. A pessoa em questão diz acreditar que existem em Portugal fóruns que me poderão ser úteis na resolução do meu problema… Eu também… E pensava que o fórum do Star Tracker era um deles…

Mas o mais estranho estava ainda por vir… A pessoa em causa diz estranhar principalmente o facto de que, trabalhando eu numa instituição bancária, se queria obter ajuda para o problema “… o nome da instituição deveria ser indiferente e por isso obliterado.”. O nome Barclays Bank entenda-se…

A sério, alguém me ajude a entender o que se passa neste pais. Pede-me o remetente da mensagem que eu use bom senso e responsabilidade na utilização dos fóruns… Sou capaz de afirmar que esta mensagem que recebi não foi muito responsável vindo de quem vem…

Ainda assim, primando pela rectidão e boa educação com que tenho vincado toda esta situação, respondi à mensagem da seguinte forma (peço desculpa por editar o texto mas tentarei não identificar a pessoa em causa):

“(…) peço-te que me desculpes a sinceridade mas esta seria talvez a ultima resposta que esperaria ter aqui neste fórum ainda mais vinda de quem vem.

Os meus já muitos (muitos mesmo) anos de Internet ensinaram-me bem sobre o poder dos fóruns e sobre a identidade e função dos mesmos. Não é este um fórum de talentos? Não é este um fórum que se presta a ajuda entre os mesmos?

Quanto a trabalhar numa entidade bancária, pensas ser razão para não identificar uma outra que não está a ter os procedimentos correctos? Ou seja, se em politica me encontrar na oposição não devo identificar quem faz mal no governo?

Tal como escrevi no meu mais recente artigo “X e Y não são mais do que dados estatísticos da incompetência, má educação e total falta de respeito pelos Clientes. Os nomes dão cara às situações…”. A sério que não esperava tal resposta ainda mais tendo em conta o que se segue…

O uso de bom senso e responsabilidade na utilização destes fóruns… Sendo que só por alto posso identificar posts como:

– Quero emagrecer, acompanhas-me? Dás-me DICAS?
– A polémica da cozinha dos aditivos, com Santi Santamaria
– Qual o melhor Resort do Brasil
– Mulher-a-dias
– SUMMER PARTY – Dia 17, 5ª feira

(…) foi com algum agrado que recebi o convite para fazer parte deste grupo mas confesso que, se a ajuda a que o mesmo se propõe se limitará a conselhos de mulheres-a-dias ou receitas para emagrecer ou, ainda que não só mas dando mais importância a estes tópicos (ou não tecendo qualquer opinião sobre os mesmos o que para o caso é igual) do que a um pedido sincero de ajuda sobre uma situação que envolve um gigante conhecido da finança mundial e um Cliente por demais insatisfeito e, porventura com razão, então talvez me tenha enganado (…)”.

Cada vez mais me convenço que, formação sobre o que é a Web 2.0, a 3.0 ou outra qualquer, sobre social networking, e sobre cidadania digital, é sem qualquer dúvida, uma falha a colmatar neste nosso Portugal.

Não adiantará de muito dar computadores a torto e a direito se os comportamentos base de uma sociedade digital não forem transmitidos e entendidos…

De notar que, a hora desta publicação as respostas que não as minhas ao referido post são em grande parte de Clientes satisfeitos do Barclays Bank mas que mesmo assim me desejam boa sorte no processo e declaram o seu apoio da mesma forma que os não Clientes lá o fazem. Do autor do referido mail não tive qualquer outra resposta…

13 thoughts on “O Star Tracker e o Barclays…

  1. Boa tarde, o meu nome é Pedro, sou Biólogo e como muitos outros penso em alargar os meus horizontes para outros paises com vista a saidas profissionais mais promissoras. Assim, depois de ter tido conhecimento desta “network”, penso que seria vantajoso na medida em que poderia conhecer outras pessoas da àrea, trocar dicas, experiências profissionais e quem sabe até, alguma horientação de quem já passou por isto. Deste modo queria pedir-te se possivel que me enviasses um convite para me juntar à rede Star Tracker, um abraço
    Pedro Brito

  2. Não mencionei o meu e-mail porque uma vez que dei essa informação para deixar o comentario pensei que tivesses acesso a ele mas, “just in case”, aqui vai:

    pedrombrito@yahoo.com

    Mais uma vez obrigado
    Pedro Brito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*