O Peter Pan gosta mesmo é da Terra do Nunca. isso nós já sabemos. Mas de vez em quando o Peter Pan também gosta de passear e ora dá um pulinho a Londres ora vem até Lisboa. Quando por cá passa, sabemos agora, fica ali no Tivoli casa a que ele acha um certo encanto. E tem a sua razão. Há já muitos anos que não entrava no Tivoli mas penso que ainda recordava a sobriedade do espaço… Adiante que a conversa aqui é sobre o Peter Pan.

Peter Pan no Teatro Tivoli
A sala abriu portas já passava da hora marcada. Num espectáculo em que se sabe ser o público grandemente constituido por crianças, não é um bom começo. Já se notava (via e ouvia) a impaciência de alguns dos pequenos espectadores. Já nos lugares a coisa ainda tardou parecendo que se esperava por alguém, ou pior, que a sala ficasse mais composta. Eu estava já a preocupar-me pois as expectativas eram altas. E eis que começa o espectáculo. Depressa esqueci o atraso.


Numa banda sonora virada ao rock (mas que estranhamente funcionava muito bem) foram-nos apresentados os principais intervenientes da história: A familia Darling e a fiel cadela Nana, depois os Meninos Perdidos, Peter Pan, os piratas e o seu Capitão Gancho, os índios enfim, toda aquela gente fantástica que habita a Terra do Nunca. E diga-se, estava tudo muito bem. É certo que a história daria para uma daquelas super-produções à lá Broadway mas aqui consegue-se com um bom enquadramento de cenários e a música a ajudar, um grandioso espectáculo que agrada facilmente a miúdos e graúdos.

A história é bem conhecida (não havia na plateia que não referisse o termo “Bacalhau” à entrada do Capitão Gancho): Peter Pan proocura a sua sombra perdida uma noite em que escutava histórias de encantar à janela de Wendy. Após um breve encantamento leva consigo Wendy John e Michael para a Terra do Nunca onde o malvado Capitão Gancho o tentará envenenar assim como matar todos os Meninos Perdidos ficando com a Wendy para que esta fosse a mãe de todos os piratas. Aventuras e desventuras levam à quase morte da Fada Sininho e é ai que Peter põe toda a plateia em pé cantando “Acreditar, acreditar, acreditar em fadas” para que a Sininho brilhe novamente. É neste momento que, olhando para todas aquelas caras ali à volta, olhando para a cara da Patrícia às cavalitas da Susana, é neste momento que relembro como é bom acreditar em fadas… Elas existem sabiam?

Salva-se a fada, salva-se o Peter e os Meninos também. O Gancho vai parar ao mar e o crocodilo certamente que o comeu. Mas a outra terra, aquela onde há pais e mães espera ainda que os pequenos Darlings voltem. Está na hora de regressar e os Meninos Perdidos vão também. Peter pede-lhes com lágrimas nos olhos que eles nunca cresçam e que nunca esqueçam a Terra do Nunca… Quem quisesse ver a Patrícia a chorar… Mas tudo volta ao lugar. A magia não acaba e até o Barrica e o Rastilho fazem as pazes com o Peter… A miuda lá se convenceu.

Tal como nas histórias originais de J. M. Barrie também neste espectáculo de Peter Pan no Tivoli a Wendy Darling (fantástica Ana Sofia Gonçalves) parece ser a protagonista principal. Também aqui a Wendy é o personagem mais desenvolvido ainda que o Peter Pan se revele igualmente emocional. Mas acho que a voz da primeira bate a do segundo. Opiniões… Já que refiro as vozes, é ainda digna de menção especial (sim, que todos estiveram, volto a referi, muito bem) a magnifica prestação da jovem que interpretava Mr. Tootles. Todos cantaram e encantaram, alguns até voaram e a imagem ficará para sempre…

Peter Pan no Teatro Tivoli. Vale a pena.

8 thoughts on “Peter Pan no Teatro Tivoli

  1. São opiniões como estas que nos deixam felizes e com vontade de melhorar sempre!
    Obrigada! e aproveitem! venham voar connosco até à Terra do Nunca, por pouco tempo no Teatro Tivoli, em Lisboa!

  2. Que bela crítica!
    São descrições assim que nos enchem de curiosidade por assistir a este espectáculo.
    A Ana Sofia Gonçalves é fantástica mesmo, tem uma voz linda, e é linda como pessoa também…
    Muitas felicidades para todos estes jovens actores e um grande beijo para esta minha querida amiga “Wendy”.

  3. Bela crítica…eles merecem. Eu também assisti a este espectáculo no Porto e confesso que me surpreendeu pela positiva; nunca pensei que me divertiria tanto como a minha filha. Todos estão de parabéns, especialmente os jovens músicos que interpretam as melodias desta peça com um profissionalismo realmente louvável… Reparem neles!!!

  4. Temos um público fantástico!
    Quem ainda não viu o Peter Pan aproveite as sessões de sábado e domingo de manhã, às 11 horas, as da tarde estão a esgotar!
    Venham Voar Connosco!

  5. Só para dizer que gostei mto…. Fui lá hoje com os “meus meninos” da Escola Salesiana do Estoril… e adoramos!! :)
    óptimos actores..excelentes vozes….

    Nota máxima,
    Beijinho
    Judite

  6. Já vi que o pessoal está mesmo a gostar. Ainda bem para a peça e para os actores… Que continue por muito tempo…

  7. de facto o musical superou as minhas expectativas, estava mto bom!
    as musicas sao geniais e os cantores que as interpretam fazem de uma maneira fantastica.
    tenho pena so de nao consegui ter as musicas para mim!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*