Entre colegas e amigos sou conhecido por referir o Google mil vezes ao dia.


Não porque seja o único motor de busca que uso (Yahoo não fiques triste que também gosto de ti) mas porque Google tornou-se sinónimo quase absoluto de motor de pesquisa na Internet. Nas ruas, Google está para motor de pesquisa como Ipod está para leitor de mp3. Encontrar o que se procura é no Google. Das necessidades mais básicas aos fetiches mais estranhos, é no Google. No entanto, e apesar de toda esta fama, verifico através das strings de pesquisa que aqui chegam, que a maior parte das pessoas continua sem saber usar esta ferramenta. Por essa razão e em jeito de referência aqui ficam algumas dicas para obter melhores e mais rápidos resultados das pesquisas no Google e encontrar mais facilmente aquilo que procura..

Pesquisar com maiúsculas / minusculas
Para o Google é igual procurar por browserd ou BroWserD. Há no entanto uma excepção a esta regra. Quando se utiliza o operador auxiliar OR (ou). A pesquisa por browserd OR browserd vai dar resultados diferentes da pesquisa browserd or browserd. No primeiro exemplo o operador é tido em consideração e no segundo exemplo o termo “or” é ignorado uma vez que o Google ignora expressões mais generalistas e comuns como or, and, the

Para além do operador “OR” o Google permite ainda o uso de uma série de outros operadores tais como:

Utilizar as aspas ” “ : O uso das aspas permite fazer uma pesquisa pela frase exacta incluindo até os termos vulgarmente desprezados pelo Google. Procurar por “pesquisas insólitas” ou pesquisas insólitas irá dar resultados diferentes. No primeiro caso, apresenta páginas onde a frase “pesquisas insólitas” é mencionada explicitamente. No segundo caso apresenta páginas onde as palavras pesquisas e insólitas aparecem independentemente de estarem relacionadas ou não.

Símbolo da adição + : Utilizar o símbolo da adição força a inclusão de determinada palavra no resultado da pesquisa. Se pesquisar por pedro rebelo o site browserd.com aparecerá no segundo resultado. Se pesquisar por pedro rebelo +browserd o browserd.com será o primeiro resultado da lista.

Símbolo da subtracção – : Utilizar o símbolo da subtracção força a exclusão de determinada palavra da nossa pesquisa. Se pesquisar por pedro rebelo -browserd irá obter como resultado uma lista de páginas em que, aparecendo pedro rebelo não aparece nunca a palavra browserd.

O Google disponibiliza também aquilo a que chama de “operadores avançados”. Vamos conhecer alguns deles:

filetype: : Fazer uma pesquisa utilizando o operador filetype: permite obter resultados especificamente de determinado tipo de ficheiros. Por exemplo a pesquisa playboy filetype:pdf irá retornar uma lista de links para ficheiros pdf com o termo playboy.

site: : Este é um daqueles operadores muito uteis e que ninguem usa. Através do operador site: nos podemos limitar os termos da nossa pesquisa a um determinado site. Por exemplo, quem pesquisar site:maximonline grace park irá aceder a uma lista de todas as páginas da edição online da famosa revista onde é referida a sexy tenente Boomer da Galactica mais conhecida como Grace Park.

Hoje fico por aqui que o post já vai longo mas prometo mais algumas dicas dentro em breve.

4 thoughts on “Pesquisar no Google. Uma pequena ajuda.

  1. Pingback: mjhopxpi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*