Deixar de fumar. Na boa.
September 27, 2007 – 13:27Deixar de fumar voltou a ser assunto. Da campanha protagonizada pelo Diogo Infante às várias opiniões que se vão espalhando pela Internet, deixar de fumar é novamente um tema de grande valor. No dia de Natal de 2005 eu escrevi por aqui: Como deixar de fumar? Simples. Metendo o maço ao bolso e dizendo: Agora não fumo mais. Nesse dia fazia um ano que tinha decidido deixar de fumar.
Muitas vezes disse (para mim e a outros) que deixava de fumar quando quisesse. Não havia quem acreditasse. A fumar desde os 12 anos e ao ritmo de 40 cigarros por dia (estamos a falar de um dia normal, sem grande stress, sem noitadas…), parecia quase impossível. Principalmente porque eu sempre fui daqueles fumadores que gostam do fumo. A dia começava com um cigarro (ou seis quando saia de casa) e terminava com um cigarro. Um café implicava, no mínimo, dois cigarros. As noites de Verão tinham um gosto especial quando ficava no pátio a olhar para o céu e de cigarro na mão. As noites de Inverno também mas o cigarro fazia companhia frente ao monitor (de cantos já amarelados) e enchia o teclado de cinza… Mas eu mantinha a minha. Deixava de fumar quando quisesse.
No dia em que a Patrícia gozava o seu primeiro Natal sai de casa para beber um café. Já levava dois ou três cigarros fumados. Mais um a caminho do café, um ou dois a acompanhar e outro cigarro para o regresso. Já a chegar à porta de casa pensei que seria uma boa prenda de Natal para todos lá em casa se deixasse de fumar. Apaguei o cigarro com o pé antes de entrar e não disse mais nada. Não tinha medo de recaída nem nada do género. Achei que os meus cigarros eram uma coisa minha (note-se que não escrevo “um problema meu”) e teria que ser eu a enfrentar o que estava por vir. Três dias se passaram e ninguém notou que eu já não fumava… Ninguém. E eu tinha a casa cheia de gente.
Nesse final de ano estive de férias mas fiquei sozinho pois a Susana estava a trabalhar. Óptima oportunidade para mais uma prova de fogo. O almoço no restaurante. Nunca gostei de almoçar sozinho. Ainda hoje prefiro não almoçar a não ter companhia para almoço. Pois naqueles dias lá fui, de maço de tabaco no bolso, sentar-me à mesa do restaurante. Do frango assado ao cozido à portuguesa, sempre com direito a sobremesa. Não fumei nenhum cigarro. Estava cada vez mais confiante. Deixar de fumar. Tal como eu dizia, bastava querer.
Os dias foram passando, voltei ao trabalho e com a novidade para todos: “Deixei de fumar pessoal!”. Ninguém acreditou. O fumo andava sempre ali à volta. Eu brincava quando alguém perguntava se podia fumar: “Sim, sim. Por favor. Acende o cigarro e não fica aqui perto…”. Não fumei nenhum cigarro. Com o passar do tempo as provas sucederam-se. As noitadas com amigos em casa, as idas a bares e discotecas, as chatices do dia-a-dia… Não fumei nenhum cigarro.
É raro o dia em que não ouço alguém a dizer que quer deixar de fumar e não consegue. Se calhar não quer é a conclusão a que chego. Vejo pessoas que passam de um maço de tabaco por dia para três ou quatro cigarros. “Ah e tal, mas depois fomos sair e acabei a fumar um maço nessa noite.” Pois. “Eu no trabalho não posso fumar mas quando chega à noite vingo-me.”. Alguém me explique. Se mais de metade do tempo que estão acordados conseguem estar sem fumar…
Hoje onde trabalho, tenho vários colegas que fumam (quase todos). Não fumo nenhum cigarro. O segredo para deixar de fumar? Querer. A sério. Não consigo imaginar outro. Ainda hoje tenho os dois maços de tabaco que tinha no dia em que deixei de fumar. Um em casa e outro no trabalho. A ideia na altura foi garantir que, se quisesse fumar fumava. Se não fumasse então era porque não queria e nunca por falta de tabaco. A pior coisa que eu podia imaginar era querer fumar um cigarro e não ter.
Não digo que não voltarei a fumar. Ao fim e ao cabo “sempre fui daqueles fumadores que gostam do fumo”. Mas se voltar a fumar um dia sei que o farei por que quero. E depois, só tenho que deixar de fumar outra vez. Mas era uma verdadeira estupidez não era?







40 Responses to “Deixar de fumar. Na boa.”
Paulo Pires escreveu em Sep 27, 2007
Só quero mesmo dar-te os meus parabéns. É necessária uma força de vontade e uma auto-confiança à prova de bala para atingir um objectivo como o que tu atingiste, e por isso tens o meu respeito.
Cumps,
PP
Artur Martins escreveu em Sep 27, 2007
Não sou fumador e detesto o fumo (até me acorda de noite se o cheirar!). Quero-te dar-te os meus parabéns. Concordo plenamente contigo: mudar algo em nós é muito simples - basta querer!
Abraços,
AM
Pedro Pais escreveu em Sep 27, 2007
Pedro, ainda que o teu caso tenha corrido sem percalços (e ainda bem), muitos casos existem em que tal não acontece.
Penso que em geral as pessoas têm tendência a menosprezar a nicotina e a dependência física e psíquica criada. Por vezes não é apenas uma questão de vontade, é preciso mais que isso.
Claro que tudo depende e varia de pessoa para pessoa, mas do teu artigo fica a ideia (que em geral é errada) de que qualquer pessoa consegue desistir de fumar, em qualquer altura.
Pedro Rebelo escreveu em Sep 27, 2007
Paulo e Artur, bem vindos cá ao sitio (penso que é a primeira vez que comentam certo?). Espero mais visitas.
Pedro, efectivamente (e mesmo correndo o risco de chocar algumas pessoas ou de ser tido como um gajo que até nem gostava de fumar e quem me conhece pode bem desmentir) acho que qualquer pessoa consegue desistir de fumar. Não é em qualquer altura. É quando quer. A questão é que na grande parte das vezes as pessoas não querem. Vinte e um anos com um cigarro nos lábios deu bem para ver isso. E sim. Eu fumava a valer. Em falta (e mais uma vez, há quem o confirme) cheguei a fumar erva seca enrolada em papel de 25 linhas… A dependência (no caso da nicotina comprovadamente mais psicológica do que física) é real e ninguém aqui estará a contrariar a ciência. No entanto, tal como em tantas outras situações do dia a dia, há esforços que devem ser feitos para alcançar determinados objectivos. Nunca disse que não custa nada. A prova é que por vezes ainda hoje penso em fumar um cigarro. A questão aqui é que não entendi a coisa como um sacrifício nem uma obrigação. Talvez mais como um desafio e prova de auto-confiança. Aliás, costumo dizer muitas vezes que, no dia em que for um sacrifício não fumar compro um maço de tabaco e fumo tanto quanto me apetecer. Não deixará no entanto de ser uma grande estupidez tendo em consideração tudo o resto…
t@ndre escreveu em Oct 4, 2007
Muito bem
Nunca fumei nem tenciono fazê-lo… sempre me mantive virgem, Por outro lado sempre tive medo de vicios, e creio que foi isso que me levou a não beber, não fumar e não beber café.
Contudo o único vicio que me apanhou foi mesmo o de bloggar… :)
Continua o bom trabalho!
——-
Sounatural.com
ROSA CARVALHO escreveu em Oct 16, 2007
entrei nesta de fumar há muitos anos, agora quero deixar de fumar mas a nicotina me fez dependente, não tenho forca de vontade suficiente e precizo saber quem sabe onde devo encontrar um adesivo (ja uzei uma vez e consegui ficar sem fumar por 03 anos) NICOLAN este é o nome do adesivo, se alguem souber onde encontrar por favor me forneçam o endereço, obrigada
Helena FS escreveu em Oct 18, 2007
Pedro
Dou-lhe os meus parabens por ter tido tanta coragem. Ando metida com o fumo à 30 anos, e por motivos de saude, e tb de estar farta de estar agarrada a um vicio (e eu q sou tao independente…)e de queimar cabelo, percoço, lençois, pijamas, etc, em fevereiro vou deixar de fumar….Tb GOSTO MESMO de fumar. Adoro fumar logo em jejum e sentir a pressao arterial sisparar em flecha…cigarros, cigarrilhas, charutos…enfim, isso vai acabar…mas vou usar o CHAMPIX, que é um agonista e anta-gonista simultaneamente…tenho medo de recair, é certo, mas como vai sair a lei em q a partir de janeiro nao se pode fumar nos organismos publicos, vai ser 1 grande ajuda.
Queria-lhe perguntar como superou a dependencia psicologica….esse factor para mim é deveras assustador….
Felicidades
Helena FS
sergio escreveu em Oct 24, 2007
ola eu deixei de fumar a 3 meses,mas agora cinto a cabesa vazia e uma inpresao no dado esquerdo do peito nao sei se sera anciadade .
rosa escreveu em Oct 29, 2007
Olá a todos, eu deixar de fumar no dia 1 de outubro, com champix. não fiz o tratamento todo (nem metade) pois fiz alergia. estou agora no meu 29º dia sem fumar sem ajuda de nada e ninguém, só eu.
vamoos lá ver se consigo, estou determinada mas que custa, custa!.
rosa
Catarina Morazzo escreveu em Nov 1, 2007
Bom dia,
Sou jornalista do programa “As Tardes de Júlia”, apresentado por Júlia PInheiro, TVI. Estou a preparar uma temática para a próxima terça feira, dia 6 de Novembro, sobre pessoas que deixaram de fumar, convidando uma figura pública para dar o seu testemunho também. Após encontrar o seu blog e a contagem minuciosa que tem feito aos dias que já deixou de fumar, gostaria de saber se estaria interessado em colaborar connosco no programa. Contaríamos com a sua disponibilidade entre as 13h e as 15h apenas e responsabilizamo-nos por todas as despesas de deslocação, alimentação, bem como justificação para entidade patronal.
O seu testemunho seria muito valioso para todos aqueles que nos assistem diariamente.
Obrigada pela sua atenção. Junto deixo o meu e-mail para devida resposta, caso seja do seu interesse.
Catarina Morazzo
catarinamorazzo@gmail.com
LatinRose escreveu em Dec 15, 2007
O senhor é um heroi à antiga portuguesa. Sempre adorei fumar, sem nunca pensar em mais nada. Compreendi a algum tempo que em mim, a nicotina tinha-me tornado uma dependente. Hoje quero deixar de fumar e iniciei um tratamento com Champix. Hoje, 7º dia, já fumo 10 em ves de 30 cigarros. Mas…a luta tem sido dura, muita dura, só me apetecia que me levassem para uma clinica de reabilitação, me amarrassem e só me deixassem sair, quando estivesse “limpa”. Quero ganhar a guerra. Ganharei a guerra. Mas….fumar é um prazer daqueles………
sergio escreveu em Dec 16, 2007
latinrose eu axo que o pior ja passou,fez no dia 11 deste mes 5 meses,comecei aos 16 anos a fumar e tenho 36 forao 20 aninhos a meter fumo para o corpo mas foi de um dia para o outro sem conpremidos nem nada,bastou apanhar um sosto que fui parar ao hospital com a tençao muito alta no outro dia deixei de fumar as vezes apetece mas tento destrairme e nao fumo respiro muito melhor e tenho um garrafao de agua que esta a ficar cheio de muedas lol.por isso tem 2 boas razoes para continuar a ser forte mas na minha opniao reduzir nao leva a nada,ou deixa ou nao ,eu sei que voce tanbem vai conseguir.
LatinRose escreveu em Dec 16, 2007
Bom….hoje já só fumei 8, lol. Rebuçados, é que já lhes perdi a conta. Sei que desta 2ª a 8, tenho de estar já sem fumar, de acordo com a posologia do Champix. Sem remédio não conseguia e com remédio, só deito foguetes depois da festa, ou seja após os 3 meses de tratamento em que nesses meses já estarei sem fumar. Os efeitos secundários, por enquanto não os sinto, mas se for atacada pela tal urticária e se os enjoos forem demasiados, terei de por o remédio de lado e contar só comigo. Fuminho, cá para dentro, também já lá vão uns bons anos. Terei começado no Liceu, em doses soft e cheguei ao maço, por dia na faculdade, exceptuando as noitadas que chegava a dois. Ora hoje tenho 42……..sei que tenho de deixar de fumar, sinto que vou conseguir, mas é uma luta em várias frentes. Sei que deixar de fumar engorda, dado que o metabolismo diminui e só de pensar num kilo a mais….eu a perfeccionista mor, lol, dá comigo em doida. Estou munida de quilos de rebuçados sem açúcar, bebo litros de chá.enfim.travo a batalha em todas as frentes. E ando com um mau feitio daqueles. Ora eu que já tenho mau feitio, vejam só a desgraça
Os Homens têm mais força mental que as mulheres, é inegável. Já vi tantos amigos deixarem de fumar e amigas, nenhumas. Nestas alturas, desejava ser Homem, lol.
Vou dando notícias. Obrigada pelo apoio.
cruz escreveu em Jan 24, 2008
Fumei 23 anos, finalmente consegui largar o vicio duma forma simples
atraves do metodo zerosmoke são 2 imanes que coloquei na orelha, metodo fantastico deixei de fumar quase sem dar por isso.
Nuno Sa escreveu em Jan 24, 2008
Boas Pessoal
Tenho 31 Anos e fumo desde os 12, fiz uma paragem entre 02/2005 e 07/2006 e recomecei novamente,ate 01/2008,mes este em que com a ajuda do nosso governo reduzi drasticamente o meu consumo, que mesmo assim nao era muito elevado, 2 maços de ritz por semana, para 1 maço para semana e meia. Mas como ainda nao estava satisfeito decidi simplesmente parar de vez, e neste momento tou sem fumar a quase uma semana sem problemas, nem necessidades. Nste momento só tenho uma duvida, como ja tinha deixado de fumar uma vez, engordei bastante cerca de 10kg, perdidos logo que recomecei, agora nao queria voltar a engordar, alguem por aqui me sabe dar uma dica para nao deixar isso acontecer.
Denis escreveu em Jan 25, 2008
Parabéns!
Concordo com você! Sem querer, sem vontade, nem vale a pena tentar deixar, seria apenas uma forma de masoquismo e criar stress sem necessidade, seria culpar-se por fumar e culpar-se por não conseguir!
Se a vontade é pouca e o espirito fraco então melhor trabalhar nesses aspectos da pessoa já que são eles grande causa do vício.
Você tem uma vontade forte que muita gente perdeu e tem a neuro linguistica a ajudá-lo, a perspectiva é muito importante já que você sempre olhou o cigarro como algo que gosta e pode deixar, igual ao que fiz com a carne, peixe, marisco desde que me tornei vegetariano, sabia que não ia morrer por isso :)
Parabéns mais uma vez!
Fica bem!
LatinRose escreveu em Jan 27, 2008
Respondendo ao Nuno Sá.
Estou com o mm problema k tu. Deixei de fumar, com o meu Champix, e já lá vão mais 5 kg. Por agora ainda n me havia dedicado ao assunto, pk o auto controlo estava todo virado para largar o meu companheiro de 25 anos. Aquele das horas boas e más, o meu cigarinho. Aconselho k inicies actividades cardio, k são as únicas k queimam calorias, eleminando massa gorda sem afectar a massa muscular. Não sei qual a tua idade, mas os cardios têm de ser ajustados à idade. Se puderes, faz uma hora de cardios 3 vezes por semanas num ginasio k tenha as máquinas. Caso n tenhas disponibilidade, tenta andar meia hora a pé todos os dias e nunca utilizar elevador. Sempre k tiveres fome, mastiga pastilha sem açucar, come uma maçã, bebe Àgua e chá . Deves beber 1,5 litros de ch´´a sem açucar ou àgua, durante os dia, fora das refeções. Não bebas líquido à refeição e procura na farmácia o “3 em 1″ ou outros de outra gama de emagrecimento, k vão acelerar o metabolismo, no lugar do cigarro. Além disso, é controlo mesmo. Corta sempre que poderes com sobremesas, entradas, queijos. Poderei dar-te um programa mais preciso, com dados mais reais de peso, idade, hábitos alimentares, hábitos de exercício e kual a tua disponibilidade para a prática de uma vida de desportista.
Um abraço
maria escreveu em Feb 13, 2008
Olá aos fumadores e não fumadores. Eu tb acho que descobri a MINHA pólvora. Primeiro apanhei uma grande gripe e fiquei 5 dias de cama. Quando fiquei melhor fiquei espantada por não ter fumado durante os 5 dias. Fui falar com a minha farmaceutica e ela lembrou-se uma coisa que não me ocorreu. Lembrou-se ela que, quando eu tive o meu filho, agora com 14 anos, fiquei com tanto medo e nervos que nao conseguia parar de rir. Ainda me lembro de ver o medico a ver o grafico do ctg e dizer-me que estava com bastantes contracções. E eu só ria às gargalhadas. E agora descobri que isto é mais ou menos como parir: cada um tem a su propria experiencia. Perdi eu anos aparovada com todas as atrocidades que ouvia e sempre a pensar que era daquelas que jamais iria conseguir, até porque nem nunca tinha tentado.Estes opiniadores ou fazedores de opinião são una palermas: têm respostas absolutas para tudo. Então aquele bronco que parece maluco da DGS dá é logo vontade de puxar um cigarro. Meus amigos, esta desabituação tem algo que ajuda 1000% quem quer deixar de fumar: é que a ideia do cigarro não está constantemente no pensamento. Vem com frequencia e mta força, mas passa rápido. E cada vez que volta, vem sempre mais ténue. Eu, como sempre adorei fumar, quando vem a tal ideia com força, sento-me e ponho-me a escrever: 180 euros, n vezes. O mundo pode estar globalizado, mas o indivíduo permanece com caracteristicas unicas e cada um reage à sua maneira. Não é força que é preciso, é manha. Não doí como com as drogas pesadas nem se fica transtornado. E, ainda por cima, a vida começa a ser melhor vivida. Para melhor muda-se sempre, nao é?
Um abraço de apoio a todos. Maria
PS.eu sou mesmo doida: há dias o meu filho deu comigo a chorar na cozinha e quando me inquiriu eu, mto parva disse-lhe que estava a chorar porque havia de ter saudades dos tempos em que fumava. Tipo; sou alcoolica, vou para os AA e perco a vontade de rir e de me divertir sem a pinga. Já estav a viajar. E o Francisco: mas afinal é para ficares melhor ou pior? Aí acordei e parei de chorar: caramba era apenas parar de fumar, não era nenhuma amputação nem fisica nem moral.
Antonio Martins escreveu em Feb 23, 2008
Olá eu sou Antonio, sou da Algarve de Portimão e era fumador. Há dias foi-me feita uma pequena cirurgia,com tal tenho que estar em casa a descansar, como não tenho o habito de fumar em casa tenho me retraido de pegar num cigarro,visto que não posso sair.
Vai fazer 2 semanas na próxima quarta feira que não pego num cigarro,tem sido uma luta,acreditem que sim,mas,uma luta que faz todo o sentido,nestes dias em que vivemos,porque temos informação temos ajuda,temos a lei que nos proibe de fumar em locais fechados, temos tudo só nos falta um pouco de vontade.
Acho que tem tudo a ver,com aquilo que realmente queremos ou não,a força de vontade tem de ser maior do que o desejo de fumar!!!!
Pedro Rebelo escreveu em Feb 25, 2008
Boas António e Maria. Bem vindos aqui ao site. Acho que um bocadinho do segredo para deixar de fumar é efectivamente pensar na parvoíce que é estar sem fumar (seja por que razão for como uma gripe ou uma cirurgia por exemplo) uns dias e depois voltar. Eu pensei assim… Tipo, então agora que já fiz tanto esforço para me aguentar… Era parvoíce. Para isso tinha fumado…
Espero que consigam…
Vera Soares escreveu em Apr 9, 2008
Deixei de fumar com adesivos de nicotina durante um ano. O processo não foi tão mal como esperava…tosse nas primeiras semanas, alguma irritação mas nada de grave. O pior mesmo foi o aumento contínuo de peso (8 kilos) e ver que a roupa deixava de servir e não sentir motivação para fazer exercício físico. Agora dois anos depois de voltar a fumar, quero parar! Mas, quero usar a experiência mal sucedida do passado para me ajudar. Espero conseguir.
Samuel escreveu em Apr 17, 2008
Olá! Estive a ler os vossos testemunhos e gostava também de deixar o meu. Com 33 anos e após 17 anos como consumidor de tabaco (17 cigarros/dia +/-), parei de fumar há 2 meses e meio, sem qualquer ajuda química ou de outro tipo. Ajudou-me imenso a leitura do livro de Allen Carren - “O Método Simples para deixar de fumar”, que me ajudou a reconhecer as barreiras psicológicas a quebrar. E assim foi, de um dia para o outro… parei… aumentei a actividade física com caminhadas de 1 hora e passadeira intensiva de 20 minutos, para ajudar a manter o peso… meus amigos… o que eu saliento mesmo é a ENORME diferença nos sentidos (cheiros; sabor;…), a vitalidade física, o prazer de superar o dia-a-dia…
Força a todos os que querem iniciar o caminho de libertação da ilusão do cigarro…
Nuno Sa escreveu em Jun 19, 2008
Boas
ainda tou sem fumar desde janeiro. nao me tem custdo muito, tem sido ainda mais facil que da 1º vez, nao sinto mesmo falta nenhuma. Comprei uma BTT ainda antes de deixar de fumar e diferença de rendimento é brutal, o coraçao trablaha com muito menos esforço e respriração é muito mais facil, sintia-me um mês depois de deixar muito mais leve e muito mais resistente à fadiga, no inicio 15 km ja me partia todo, agora faço entre 30 a 40 km sem qualquer problema.
Noto tambem que tou bastante intolerante com o fumo dos outros, enjoa-me só o cheiro, nao o suporto. Quanto aos kg a mais foram muito poucos 2,5 kg.
Neste momento sinto-me muito bem com folego pra corer atraz dos meus putos e jogar a bola com eles sem cair pro lado pouco depois.
JPG escreveu em Jun 23, 2008
Exacto. Força de vontade. É tudo o que é preciso para deixar de fumar como, digo eu, para deixar qualquer outra coisa na vida… excepto a doença e a morte.
A questão, no caso, e digo-o enquanto fumador inveterado que nunca tentou nem quer tentar deixar de fumar, é que ainda é necessária mais força de vontade para não transformar uma opção individual (fumar ou deixar de fumar) numa cruzada militante. Com tantos problemas (sérios, graves) no mundo, a tentação totalitária pelo antitabagismo - feroz e acéfalo - acaba por demolir qualquer argumentação putativamente altruísta de tão frívola quanto violenta campanha em prol da “saúde” a qualquer preço. Aliás, esta campanha segue a mesmíssima linha “ideológica” das outras, concomitantes: pela magreza compulsiva, pela beleza obsidiante, pela juventude forçada.
É bom, é excelente, que as pessoas deixem de fumar e que, principalmente, não se iniciem nesse hábito (de facto) pernicioso. Mas o terreno da “virtude” é extremamente escorregadio: pode tornar-se mesmo, quando obsessivo, num vício de efeitos extremamente nefastos: o vício da catolização. A fixação pela superioridade moral terá, inevitavelmente e por definição, efeitos práticos muito piores do que aquilo que teoricamente considera inferior e que pretende por isso mesmo erradicar.
Max escreveu em Jun 25, 2008
Contestando algo que li aqui:
“Parabéns pelo objectivo alcançado”
Deixar de fumar não é um objectivo que se alcança! É um objectivo que se vai alcançando… :)
Eu tb foi igual! Um dia decidi deixar de fumar. Não disse a ninguém, mas a minha mãe é matreira e num almoço com a família ela disse a toda gente. “Ele já não fuma à uns dias…”
Enfim, Mãe é Mãe, mesmo quando se tem 32 anos!
Já lá vai um mês sem fumar. Tb tenho um maço em casa, sem vontade de lhe tocar. Ou melhor. Com muita vontade de lhe tocar mas… esforço é esforço!
Entretanto à 15 dias fui a um concerto. E fumei 2 cigarros seguidos. Depois disso e no dia a seguir continuei sem fumar com a mesma “dificuldade/força” como no dia anterior.
Estou preparado para se sair à noite, e fumar um maço de “penalti”, no dia a seguir terei de continuar a fazer o esforço que tenho feito sempre! Não sei se é boa ou má política. Mas eu acredito que possa fumar como se bebe um wiskie! De meses a meses… E eu era tão “viciado” como o autor do texto em cima!
Abraços e força para deixar o vício!
Helena FS escreveu em Jul 7, 2008
Começei a fumar aos 11 anos e larguei o tabaco dia 7 de Fevereiro de 2008, com 44 anos. Foram 33 anos a fumar 2 maços por dia, charutos e cigarrilhas…Em Outubro disse neste blog que iria deixar de fumar e consegui-o com Champix. Ao principio quando me enervava ficava logo com vontade de fumar, e tb engordei 18 kg em 2 meses. Agora ando num ginasio a tentar recuperar a forma e ja consigo respirar bem e nadar seguidamente. Fiz o tratamento e ao fim de 2 meses resolvi começar a desmamar o champix. Quando estava a deixar de fumar, tudo mudou: tinha excesso de sono, dormia 36 horas aos fins de semana, estava sempre cansada, tinha muita fome de doces, ausencia de concentração e haviam periodos em que só me apetecia desistir de tudo e voltar a fumar, pois haviam alturas em que sentia ainda vontade de fumar. Ainda bem que não o fiz…agora ja me concentro novamente, durmo normalmente, ja nado seguidamente e ja nao sinto vontade de fumar! ja nao sou ansiosa e sinto-me bem !
Foi custoso mas o meu lado racional venceu o lado emocional… Ainda hoje o cheiro do tabaco é-me agradável e consigo estar em zonas de fumadores e com amigos que fumam , assumindo-me como ex-fumadora recente. Valeu bem todos os esforços que fiz para deixar de fumar, pois agora sinto-me LIVRE !!!!
Não sei se voltarei ou não a fumar, mas se o fizesse, não seria uma grande irracionalidade ????
LatinRose escreveu em Jul 7, 2008
Parabéns. Eu tb fiz o tratamento com o Champix e teve uns meses sem deixar de fuma e mais 6 Kilos na balança. Deixei de ter dores de cabeça, respirava melhor, mas 6 kilos a mais na balança para um ex anorectico é algo de insustentável. Sentia-me um elefante. Kd ia começar o desmame com o Champix, tive de ser operado e suspender de imediato o tratamento, um mês antes da operação. Na véspera n podia comer, beber ou mascar pastilhas elásticas. Então fumei o dia todo, pensando, dp paro. Qual quê! dp da operação, devagar devagarinho….voltei a fumar à grande e à francesa. Irritada comigo mesma pk dp de tanto sacrifício o vício venceu, mas ao mm tempo, alegre, pk em 2 semanas havia voltado a ser a “Olívia Palito”. Acho k irei novamente à luta contra o vício, mas tenho de estar com o querer bem firme e só com a garantia k a balança n vacila.
Pedro Rebelo escreveu em Jul 8, 2008
Rosa Carvalho, o e-mail que recebeu deve-se ao facto da Rosa ter deixado um comentário aqui no site (www.browserd.com) em Outubro do ano passado. Respondeu ao e-mail que recebeu e essa resposta veio para mim, autor do site. No entanto, não sou eu que lhe posso responder à sua questão. A melhor forma de obter resposta à sua questão é coloca-la aqui no site, mais precisamente na caixa de comentários deste artigo.
ALEXANDRA PINHEIRO escreveu em Jul 14, 2008
jA FUMO A CERCA DE 20 ANOS. ESTOU A PENSAR DEIXAR DE FUMAR SEI QUE NECESSITO DE MUITA FORÇA DE VONTADE, A CADA DIA QUE PASSA MENTALIZOU-ME QUE TEM QUE SER. sE CALHAR VOU PRECISAR DE AJUDA DO CHAMPIX OUVI DIZER QUE FUNCIONA. sEI QUE VAI SER UMA GRANDE BATALHA QUE SÓ A MINHA FORÇA DE VONTADE PODE VENCER
Max escreveu em Jul 20, 2008
Eu não sei o que é esse champix! Mas se funcionasse as pessoas não engordavam como engordaram! Repare-se: A Helena e a latinRose laragram/tentaram largar o vicio com o champix e engordaram 18 e 6 kilos respectivamente.
Se champix resultasse elas não teriam procurado enganar o vicio com doces e apetites culinários repentinos!!!
Não se enganem, só deixam de fumar com força de vontade. Eu deixei à quase 2 meses… Não engordei porque ando num ginásio à 4 meses…
Li em muitos lados que quando se deixa de fumar sentimos isto e aquilo, etc etc… eu ainda não senti nada e respiro exactamente da mesma forma!
lol
Helena FS escreveu em Jul 25, 2008
para o MAX
Max, não existe relação entre o Champix e o facto dos fumadores deixarem de fumar… Acontece que a nicotina é um estimulante e contém substâncias que provocam ansiedade,ou seja, uma espécie de anfetamina, enquanto que o Champix é um antagonista, ou seja, actua a nível dos neurotransmissores no sentido de proporcionar ao cérebro um prazer semelhante ao da nicotina, sem este a receber…
Quando um fumador deixa de fumar, deixa de estar ansioso e de receber no cérebro as tais substâncias citadas acima, havendo uma busca para satisfazer o prazer que a nicotina proporcionava, daí, que o ex-fumador sinta mais apetite e faça uma transferência de prazeres a nível emocional, do tabaco para a comida.
No seu caso, só não engordou porque faz exercicio físico,e vc foi o primeiro a assumir tal situação!!! Além disso, é obvio que o Champix me fez efeito pq me saciou a vontade de fumar, além disso tive uma grande força de vontade para deixar de fumar!
Assim, agradeço que não tire conclusões erróneas nem teça comentários a respeito de um medicamento que vc assume desconhecer….Só lhe fica mal….
Max escreveu em Jul 26, 2008
Cara Helena, não tirei conclusões erróneas…
Existe o positivo, o negativo e o neutro (meio termo)
Substituir o positivo(estimulante de ansiedade) pelo negativo(antagonista) não me parece correcto. Porque tem de fazer dois desmames!! Primeiro o da nicotina, e depois o do champix.
Já não faz muito bem cortar radicalmente o cigarro e se ainda por cima formos dar o contrário do que o organismo está habituado a consumir considero exagerado.
Mas não se ofenda com a minha opinião. Tenho direito a ela e a achar que substituir uma droga por outra não me parece lógico.
Eu disse que fazia exercício, e isso ajudou a não engordar. Mas não foi tudo! A mesma força de vontade que tenho para não fumar, tem que me ser vir também para não comer doces…
Helena, cada um sabe de si, eu não me atrevo a criticá-la nem a censurá-la. Falo sempre em relação a mim, ao que eu faria e o que não faria. Ao que acho correcto e incorrecto para mim!
Helena FS escreveu em Aug 6, 2008
Max, continuo a achar que tirou conclusões erróneas… Claro que tem todo o direito a ter a sua opinião e manifestá-la, mas eu continuo a ter a mesma opinião….E já agora: os desmames são rápidos de se efectuarem e para um fumador muito adicto, a melhor forma de superar a adicção é mesmo através de um antagonista, que não é nada negativo, pelo contrário é uma preciosa ajuda ! Mas como vivemos num Estado de Direito, cada um tem a sua opinião ! Boas férias!
LatinRose escreveu em Aug 27, 2008
Pois Max, quando eu tiver vontade de deixar de fumar, novamente, n sei bem o k fazer p/ n engordar, pk sempre andei no ginásio, sempre fiz desporto, outrora de competição, daí ter ficado com o trauma “do peso”. Ora deixar de fumar, para mim, foi transferir o vício p/ uma alimentação péssima, cheia de gorduras e doces, n há ginásio k tivesse resistido aos meus ataques em k tinha de estar a comer o dia todo. Talvez tivesse era de aceitar o 6 Kilos a mais, k eram o meu peso normal!, já k meço 1, 67. Mas…para mim, peso normal são 50! Tudo mto complicado. Em Setembro vou começar a reduzir mesmo. Se eu conseguir ficar a fumar 5 cigarros dia, até Dezembro, já me darei por mto feliz!
Um abraço e continuação dessa força de vontade mantida com elegancia, lol
manuel escreveu em Sep 19, 2008
caros amigos.o meu caso e + - o do max,fumava 60 cigarros por dia ou +.no dia 2 de janeiro de 2008,deixei de fumar pura e simplesmente,nao voltei a fumar sem problema nenhum,embora as pessoas fumem a minha volta,nao tenho qualquer tentaçao nem sequer penso nisso.mas agora comecam os problema,tenho tonturas problemas de dormir,ainda ontem quase desmaiei.alguem ja passou por isto, que me responda PF.sera normal?obrigado pela atençao.
LatinRose escreveu em Sep 19, 2008
Manuel eu tive alterações de sono. Eu k sou do tipo de dormir k nem uma pedra, dormia mto mal, tonturas tb tive, pk o cigarro acelera o ritmo cardiaco e a tensão arterial sobe. Como tenho a tensão muito baixa eu tinha tonturas.
Max escreveu em Oct 5, 2008
Olá Manuel, custa-me a crer que tendo deixado de fumar no dia 2 de Janeiro, só agora (Setembro) lhe apareçam tonturas e problemas em dormir. Quer-me parecer que poderá ser um problema com outras origens que não o cigarro. Aconselho a consulta a um especialista em Saúde. Boa Sorte!
zita escreveu em Oct 10, 2008
Olá e Parabéns a todos pelo que já conseguiram.
Eu sou mãe de 1 menino de 4 anos e fumadora reincidente, pois quando soube que estava grávido fiz questão de deixar de fumar. Fumei 1 a 2 cigarros no máximo após ter a certeza, pois não foi planeado.
Acontece que o meu marido também é fumador e sempre fez promessas de deixar de fumar quando eu engravidasse, que depois passou para quando ele nascesse e assim sucessivamente. Nunca aconteceu.
Eu consegui aguentar-me sem fumar durante 2 anos, para além da gravidez continuei a não fumar durante a amamentação. Até que não consegui e lá voltei ao mesmo.
Agora o meu marido quer deixar de fumar e a mim não me apetece mesmo nada embora precise, estamos neste momento a tentar os 2 com a ajuda de pensos, mas para mim não está a resultar muito bem, apesar dos pensos realmente inibirem a vontade de fumar.
Sinceramente estou aqui a escrever isto com uma ansiedade incrível e não consigo deixar de pensar no cigarro.(hoje não colocquei o penso)
Mas espero conseguir aguentar e voltar cá e poder dizer que para já consegui, a ver vamos daqui prá frente.
Força a todos
Ana Brito escreveu em Nov 3, 2008
Olá a todos ,ja faz 15 dias que não fumo com o champix.O meu problema mesmo e a vontade de comer uns doces mas vou conseguir deixar de fumar e não engordar.Boa sorte a todos!
Teresa escreveu em Nov 4, 2008
Olá atodos. Li os vossos comentários e alguns surpreenderam-me. tenho 34 anos e fumo desde os 15. Agora tambem quero deixar de fumar primeiro porque tenho uma filha de 4 anos que esta sempre a dizer-me para deixar de fumar, segundo por causa do custo elevado. Estou-me a mentalizar para tal, mas penso que se à pessoas que cosseguem porque não ei-de eu de conseguir. Espero que muito em breve vos de noticias que deixei de fumar.