Sexta-feira passada fomos jantar na margem sul mais precisamente ao Seixal. Foi um regresso a um restaurante que já tínhamos visitado precisamente em Agosto de 2005.


A Baia. O tema do retorno ao Seixal é simples: trata-se de uma pequena vila de que sempre gostamos pelo sossego que por lá se vive. A razão de voltar ao Baia é igualmente simples: gostámos da primeira vez, quisemos voltar. Ainda bem que o fizemos. Da outra vez fomos almoçar e ficámos na pequena esplanada da rua mas agora fomos conhecer a sala. Trata-se de um espaço agradável e arejado o quanto baste, com uma iluminação muito soft e decorado a fotos emolduradas. Como era Sexta-feira tivemos direito a música ao vivo também bastante agradável e que se bem me recordo se repete às quartas. A simpatia revelou-se logo ao chegar e manteve-se durante todo o tempo que lá estivemos. Na nossa escala de avaliação é um grande ponto a favor. Passemos então à refeição.

Prontamente o couvert na mesa num prato bem recheado de carnes frias, pâtés caseiros e manteigas frescas. Pediu-se um lombo de tamboril mas tratando-se de uma cataplana fomos avisados que seria o mais demorado dos pratos a ser cozinhado. Pelo avançado da hora (pelos nossos padrões) optámos por deixar o pescado para uma próxima vez e pedimos então uma Saltimboca. Trata-se de bife do lombo recheado com queijo, presunto e cogumelos servido com um molho de nata bem espesso e acompanhado por umas grossas rodelas de batata levemente fritas e cobertas de salsa picada. A começar na carne bem tenra e a terminar na batata bem saborosa, tudo estava muito bom. Regámos a refeição com um vinho que não conhecíamos: Solar dos Lobos 2004 tinto. Forte mas que com o peso da refeição, ficava mesmo a calhar.

Já não havia espaço para a sobremesa mas a referência ao arroz doce premiado da casa (aliás, são vários os pratos da casa premiados em diversos concursos de gastronomia da região) ainda me levou a tentar. O empregado que nos atendeu honestamente nos disse que não estava já no ponto de ser servido convenientemente aconselhando-nos uma Stracciatella mas ficámos por ali. Vieram os cafés e a conta com a promessa de lá voltar. Agradavelmente satisfeitos.

Restaurante A Baia
Rua Paiva Coelho, 127
2840 Seixal
Telf. 21 222 48 43

Aconselho a reserva antecipada para o jantar questionando sobre os pratos de forma a que possam ser confeccionados atempadamente.

One thought on “A Baia, ali ao Seixal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*