Descobrimos mais um pedacinho de céu nas ruas velhas de Lisboa. O restaurante Espírito dos Tachos na Calçada da Estrela deu-nos ainda antes de lá chegarmos, motivo para gostarmos dele. Sendo que fica no caminho de uma das principais e mais antigas linhas de eléctrico de Lisboa, o 28, decidimos que a visita deixaria de fora o carro e lá fomos nós. A partir do Martim Moniz, subindo à Graça, descendo a São Vicente, Sé, São Julião e depois sempre a subir até à dita Calçada. Mesmo a meio lá está ele, discreto mas a marcar posição entre paredes castanhas.


Nove da noite, entrámos e recebidos à porta indicaram-nos a mesa da reserva prévia. A sala é um espaço bastante agradável, com um pé direito gigantesco e um balcão de serviço mesmo a fundo. Tons quentes juntam-se à música ambiente para uma estadia demorada. Eis que chega a carta. Primeira página: Menu de degustação. Directo ao preço: 100 euros por pessoa. Virar a página era imperativo não caíssemos em tentação.

A escolha estava feita e não demorou a ser servida. De entrada uma salada de rúcula e queijo quente. Servida sobre umas finas fatias de pão levemente tostadas, a rúcula foi depois coberta com queijo derretido e servido já sem estar quente. Um tempero que não identificámos e uns pinhões complementavam o prato muito bem apresentado.

Seguiram-se os pratos em tempos próprios. Primeiro uma fritura de camarão com um risotto de tomate. Os camarões generosos e o risotto divinal. Dose, textura e consistência em medida exacta. Apresentação impecável. Seguiu-se o prato de carne e vieram para a mesa os secretos de porco grelhados com puré de maçã. Uma vez mais a apresentação só por si já convencia mas o resto deixou-nos rendidos. Tudo muito bom. Acompanhámos toda a refeição com uma garrafa Fundação Eugénio de Almeida branco 2004. Não é nosso costume mas o calor pedia branco e não nos arrependemos. Serviu ambos os pratos com valor. A sobremesa veio também ao tempo certo deixando que o sabor da refeição principal se fizesse sentir entre mais uns dedos de conversa como se quer num jantar a dois. Veio então o sorvete italiano de limão e morango seguido de um semi-frio de natas e leite condensado com molho de framboesas. Sem palavras. Convencidos de fio a pavio.

Como nota curiosa fica o facto de termos a sala só para nós enquanto durou a noite. Agosto é definitivamente um mês muito estranho.

Restaurante Espirito dos Tachos
Calçada da Estrela, 37
1200-166 Lisboa
Telefone: 213970003
E-mail: info@espiritodostachos.com
nota de rodapé: Preparem-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*