“The best kind of prize is a surprise” . Esta é uma frase de Willy Wonka e que pode servir de lema para uma vida…

Willy_WonkaWilly Wonka é um tipo estranho (e que tanto me fez lembrar um certo pirata que ainda hoje deve andar lá pelos lados das Caraibas). Não contando com o seu gosto estranho para roupas e adereços (os óculos estão na moda, basta consultar qq catalogo das grandes griffes internacionais), o que mais me encantou foi o seu humor a dar para o acinzentado. Bizzaro qb e perverso a gosto, Willy Wonka faz-nos uma visita guiada pelo seu mundo (e aquilo é mesmo um mundo de tão grande e tão diversificados que são os vários ambientes) enquanto se vai livrando dos inconvenientes (as crianças que ora se afogam em rios de chocolate, ora incham que nem balões ou caem dentro de inceneradores) pelo caminho. Este caminho, ora sério (a preto e branco e carrancudo) ora alegre e divertido (inundado de cores básicas como os vermelhos, amarelos e outros que tais) transforma-se ele mesmo em mais um personagem da história quando começa, como que com vida própria, o tal processo de selecção que acaba por dar Charlie como vencedor o tal “prize”. Sim, é o caminho apesar de logo no inicio Willy nos avisar sobre o facto dos Oompa Loompas serem muito brincalhões e gostarem de pregar partidas, estes não as pregam mas complementam-nas com as suas magnificas coreografias e jocosas canções.
Depois há a mensagem (que um filme destes não podia deixar de ter) que neste caso é para a Familia. Para toda e para todas as Familias.

Escrevi tanto para dizer tão pouco não foi? Não vos contei a mensagem, não vos disse quem são os Loompas nem tãopouco como foi o Charlie parar à casa do Willy… Pois não. Não disse nem digo. Vão ver o filme que vale bem a pena. Só vos digo que, uma vez mais se confirma que Tim Burton é um puto grande e que Jonny Depp, adora ser um puto reguila. Está tudo muito bem…

One thought on “Charlie e a Fábrica de Chocolate

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*