Não há quem não conheça a musica napolitana. Mesmo quem pensa que não a conheçe. It’s Now or Never (O sole mio) ou Surrender (Torna a Surriento) são 2 famosas musicas de Elvis Presley que adoptaram a musicalidade da famosa cidade italiana. Os tenores Pavarotti e Carreras contribuiram também mais recentemente para tornar famosos os classicos napolitanos. E porquê? A musica napolitana espalhou-se pelo mundo graças ao fluxo emigrante do século passado que levou os naturais de Napoles para distantes paragens pelos 4 cantos do mundo. E é esse mesmo mundo que continua a acolher de bom grado a tradição napolitana de cantar a vida, as suas alegrias e tristezas.

E que tem tudo isto a ver com Pietra Montecorvino? Ao ouvir Napoli Mediterranea não consegui separar os termos que atrás referi: tradição, vida, alegrias e tristezas. E isso não é comum. Não é algo que se sinta todos os dias. Mas sente-se claramente ao escutar a voz calma mas tremendamente forte e cheia de emoção desta mulher que com as suas palavras nos leva a ver mar ao cair da noite e a cheirar azeite e oregãos enquanto brindam suavemente copos meio-cheios de um tinto rosado…

Napoli Mediterranea não é um album novo (é de 2003) mas ouve-se intemporalmente. Uma óptima razão para nos levar a explorar o universo desta multi-facetada artista.

As minhas fotos de Florença

p.s. E de repente, eis senão quando, lá estávamos nós, de novo nas ruas de Florença, mesmo á porta da Zázá, para mais um fim de tarde…

One thought on “Sonhos em Italiano…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*